Neste ano o Serviço de Nefrologia do Hospital Municipal de Santarém destacou o tema Saúde da Mulher: Cuide dos seus rins, na Semana do Dia Mundial do Rim. A temática foi proposta em consideração ao Dia da Mulher. As atividades da programação encerram amanhã, domingo (11/03), com a II Caminhada do Tapajós pela Vida: Renais Crônicos e Mulheres. A concentração será às 16h, na Praça Barão de Santarém.

Além da atividade esportiva, serão oferecidas aulas aeróbicas e uma equipe multiprofissional de saúde do HMS fará aferição de pressão, testes de glicemia, medidas de IMC, orientação em saúde e consultoria jurídica.

A programação realizada na semana do Dia Mundial do Rim, iniciou com uma blitz na Av. Barão de Santarém, no dia 8 de março. O objetivo é orientar a população quanto a prevenção dos problemas causados pelo rim.

Nefrologia em ação

A equipe de Nefrologia enfrenta diariamente casos difíceis e dolorosos. A preocupação aumenta na medida em que os casos de pessoas com problemas renais são cada vez mais frequentes na Unidade.

A direção do Hospital, composta por profissionais do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), acredita que o crescimento no número de pacientes com problemas renais acontece, principalmente, por falta de informação e prevenção, através de hábitos saudáveis.

O perigo da doença renal crônica está na sua forma lenta e sigilosa de acontecer e na maioria das vezes, quando o paciente é diagnosticado, o estágio já é bem delicado, se submetendo assim ao tratamento dialítico.